terça-feira, 30 de setembro de 2014

Gemelares - Como fazer o bebê dormir sozinho e a noite toda?

Resolvi escrever este post, pois no meu primeiro filho não segui  muito as regras básicas de rotina  e sofri, quando ele fez 2 anos e só dormia se alguém estivesse junto. Fazê-lo dormir sozinho no berço, foi um martírio! Ele chorava , eu chorava... trágico! Mas funcionou...

Nossa cabeça fica a mil e por vezes, gostaríamos de ter 4 horas seguidas de sono, ( pelo menos !) pois o cansaço toma conta de nós e após 365 dias sem dormir não sobram mais forças!

Aprendi que bebês, crianças, PRECISAM DE ROTINA . Não adianta deixar solto. Ou ter dózinha. Uma hora, você verá que deveria ter imposto uma rotina quando pequeno e não fez. Se estressará, ficará nervosa, porque vai olhar no relógio às 01h45 e seu filho estará dançando na sala e rindo para ( ou de ) você... - experiência própria!



Para não ser mais uma a dar dicas e mais dicas, vou contar como fizemos aqui em casa.

#1- Rotina diária

Acordamos todos às 7h. Quem quer ficar dormindo, pode até tentar , mas fazemos barulho, trocamos fraldas , abrimos janela, arrumamos cama, quarto, lanchinho para escola do Kaká e os gêmeos , ficam acordados.Por volta das 7h30 ,  a primeira refeição: Mamadeira.
Ao acordá-los cedo, eles obrigatoriamente dormirão mais cedo. Pode fazer o teste.

#2 Repare no tempo do sono do seu filho

Se os bebês ou crianças estão bem alimentados e limpos, eles dormem. Por vezes, sempre no mesmo horário e se estiver tudo certo , até o mesmo tempo  40 - 120 min  de soneca.
Aqui, depois do almoço eles dormem bem. Devido a comida , a soneca pós almoço é a mais revigorante.


#3 Nana neném


É gostoso ficar balançando e sentindo cheirinho de bebê quando quer dormir. É lindo mesmo... Mas se puder, tente deixá-lo adormecer sozinho no Berço, Bebê Conforto, Carrinho. Ao niná-lo , ele irá associar sempre o seu colo a hora de dormir. Aprendi isso com os gêmeos. Não posso ninar os dois ao mesmo tempo, por isso, deixo adormecerem sozinhos. E não é que eles dormem?!




#4 Nada de dormir após as 17h


Quando eu vejo que está se aproximando das 17h00 e eles ainda estão dormindo, eu faço barulho , troca fralda, acordo mesmo!
Ofereço a jantinha , por volta das 17h30 e eles começam a despertar.
Após a jantinha, eles brincam , mais barulho , meu marido e Kaká chegam e é só festa.
Exatamente às 20h00 , eles começam a ficar manhosos , pedir para dormir. Preparamos mamadeira, um chamego e pronto. Se os colocarmos no berço após arrotar e estiver escurinho, com silêncio moderado em 10 minutos estão dormindo.
Nas primeiras noites foram 4 horas direto, depois 6 horas de sono direto e hoje dormem quase 10 horas seguidas. Por vezes até 12h.  Estão com 6 meses completos.

* Obs 1. : Use sempre fraldas de alta absorção ou noturnas para evitar que o bebê acorde porque está molhado.

* Obs. 2: Se você ainda amamenta , converse com o Pediatra sobre um leite artificial para oferecer na última mamada da criança. Ele é mais forte, tem mais gordura e fará o bebê dormir mais pesado e induzirá aos pouco o sono durante toda a noite.

Se você quiser e se dedicar, conseguirá aos pouco colocar uma rotina sono para seu filho e ter mais tempo para fazer suas coisas, conseguir dormir , assistir seu programa de tv e  ficar menos cansada.

É bom para todo mundo!

Boa sorte !

Milu Mendes
Blogger Mamãeconomia e outros
Mãe do Carlos (3) e dos gêmeos Beatriz & Bernardo ( 5 meses)

Imagens retiradas da internet.*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistos

footer social